Flor de Cerejeira: Elas só florescem uma vez ao ano e dura cerca de uma semana. Suas folhas se vão com a chegada do outono. Os galhos nus enfrentam o inverno para desabrochar em flor na estação seguinte, entre março e abril.
A flor nacional do Japão é símbolo de felicidade. Na época de seu florescimento, as crianças iniciam o ano escolar e os recém formados saem em busca de trabalho. O chá de pétalas de sakurá é utilizado em rituais como casamentos e ocasiões festivas. Na época de seu florescimento, são realizadas as festas chamadas de “hanami”, ao ar livre.
Singela e efêmera, a flor sakurá também tem seu lado trágico. Para os antigos samurais, não havia glória maior do que morrer em um campo de batalha coberto de pétalas de cerejeira. No teatro Kabuki, esse cenário indica que haverá um movimento do vilão ou acontecerá uma tragédia.
Estima-se que, no Japão, existam cerca de 200 espécies de cerejeiras, em tonalidades que vão do vermelho ao branco, passando pelo rosa e pêssego. No Brasil, poucas variedades conseguiram se desenvolver já que as variações climáticas são diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário